LETRAS

 

O Curso de Letras da FAESC enfatiza a formação de profissionais interculturalmente competentes, capazes de fazer uma releitura de mundo e de sociedade através de diversos códigos de comunicação, a fim de interagir e criar condições para intervir no contexto social, impulsionando o atendimento à demanda crescente do mercado de trabalho com a oferta obrigatória da língua espanhola na rede pública de ensino.

O curso oferece, assim, dupla habilitação. O discente, ao concluir este curso, estará apto para lecionar tanto Língua Portuguesa e suas Literaturas quanto Língua Espanhola e suas Literaturas, bem como ainda, esse futuro profissional poderá   desenvolver ações em ambientes não escolares, tais como assessorias e consultorias técnicas relacionadas a sua área de atuação tais como revisão e tradução de textos, assessorias e consultorias para estudos do fenômeno lingüístico e/ou cultural centrado em suas relações com a língua e/ou a linguagem, projetos de alfabetização, elaboração de currículos, materiais didáticos de língua materna, projetos de interferência na área da produção literária, etc.

Objetivo Geral:

Formar profissionais interculturalmente competentes, capazes de lidar, de forma crítica, com as linguagens, especialmente a verbal, nos contextos oral e escrito, e conscientes de sua inserção na sociedade e das relações com o outro.

Objetivos Específicos:

  • Possibilitar a qualificação técnico-metodológica e técnico-científica para o exercício da profissão numa sociedade complexa, globalizada, que usa perspectivas de aprofundamento e intercâmbio da Língua Espanhola.
  •   Formar em língua portuguesa, língua espanhola e literatura professores para atuarem no ensino fundamental e médio, visto que a área de educação é uma das grandes motivadoras do desenvolvimento da região.
  •   Promover articulação constante entre ensino, pesquisa e extensão, proporcionando à comunidade acadêmica novas perspectivas de trabalho.
  •   Criar oportunidades para o desenvolvimento de habilidades necessárias para atingir a competência desejada no desempenho profissional de pessoas que surgem em um mercado de trabalho saturado para a produção açucareira, mas que oferece grande potencial em turismo cultura e educação.

Nome do Coordenador:

ELDA QUIRINO MELO DOS SANTOS

Mini Currículo do Coordenador:

Mestra em Ciências da Linguagem pela Universidade Católica de Pernambuco (2010). Atua como professora e coordenadora do curso de Letras da FACULDADE DA ESCADA – FAESC,  do Governo do Estado de Pernambuco. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Linguística Aplicada, atuando principalmente nos seguintes temas: ensino de língua materna, interação e escrita, estratégias de textualização, gêneros textuais e estágio supervisionado. É membro da Academia Escadense de Letras.

Assessora:

HADNA DYNA ANA SILVA DURVAL

e-mail: hadnadyna@hotmail.com

Corpo Docente e Titulação Máxima

  • Adilson Guimarães Jardim (Mestre)
  • Adriana Alexandre de Araújo Santos (Mestra)
  • Elda Quirino Melo dos Santos (Mestra)
  • Jane Cleide do Nascimento Lima (Mestra)
  • João Paulo Araújo da Silva (Especialista)
  • Rosilda Maria Araújo dos Santos (Mestra)
  • Vilma Lúcia Pereira Silva da Cruz (Mestra)
  • Waldyr José Siqueira (Especialista)

MATRIZ CURRICULAR (Hora aula de 60 min.) Carga Horária

Matriz_Curricular_Letras